.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


5 de mar de 2012

NA BRUACA DA 1ª RT



Bueno gauchada amiga, estarei divulgando apartir de agora no meu blog, um pouco da história da 1ª RT, pelo que convivi ativamente durante muitos anos.
Estou no Tradicionalismo desde 1976, dancei nas invernadas mirim, juvenil, adulta e grupo de projeção Sangue de Vaqueanos. Morando em Alvorada apartir de 1987, tornei-me coreográfo da invernada adulta do CTG Chilena de Prata e Diretor Artístico desta Entidade.
A convite da então coordenadora Maria Belini, assumi o cargo de diretor artístico da Região , também a do Sr. Edson Vasques, Almir Azeredo, Liriam Ramos, Florisbelo Augusto (diretor cultural por duas gestões)e por fim a gestão do Sr. Chamurro.
Após a gestão do Sr. Chamurro dediquei a estimular o cultural e o Artístico de Alvorada. Organizei o 1° Concurso Integrado de Subcoordenadoria com 125 peões e prendas na 1ª edição e 105 na 2ª edição. Instrumentalizei as organizações dos rodeios de Alvorada, incentivando as suas criações bem como o suporte necessário para suas realizações. Hoje é municipio onde todas as suas entidades tradicionalistas realizam rodeios artísticos.


Montamos em 1999 as comissões de Avaliação dos desfiles farroupilhas de Porto Alegre, juntamente com Wladimir Kuse (Mano) então diretor campeiro da 1ª.
Redigi o regulamento do Desfile e Acampamento Farroupilha de Alvorada conforme normas do Movimento Estadual.


Coreografei as invernadas de Chirús do CTG Vaqueanos da Tradição e do CTG Amaranto Pereira em épocas distintas.


Em 1991 a região , pela 1ª vez, encaminhou avaliadores para dar suporte aos eventos artísticos em outros estados, sendo o 1° no município de Capão Magro / PR.


Em 1992 organizamos a 1ª equipe técnica para discussão de coreografias na 1ª, onde fazia parte dela os hoje Srs. Alexandre Ourique do Tiarayu, Marcelo Brilhante e Célio do Lanceiros da Zona Sul, Mileski do CTG Maragatos, Paulinho do Aldeia entre outros mais.




Segue nas próximas bruacas um pouco da História da ª RT.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário