.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


20 de abr. de 2010

Estrutura de um C.T.G. (Centro de tradições Gaúchas)

Ainda existe muita dúvida sobre a constituição organizacional da administração de um CTG, sempre lembrando que Patrão (Presidente) é o responsável por representar os anseios da sua Patronagem (diretoria) que por sua vez representa o seu quadro social:
O MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho define Centro de Tradição Gaúcha - CTG como uma sociedade civil, de fins não econômicos, com número ilimitado de sócios e estruturada, inclusive quanto ao simbolismo, de acordo com a forma adotada nas origens do movimento tradicionalista gaúcho, tendo como finalidade a aplicação, em seu âmbito associativo e na sua área de influência, dos princípios e objetivos, publicados na Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho. De acordo com este simbolismo, a estrutura administrativa dos Centros de Tradições Gaúchas obedece à seguinte nomenclatura:

a. A Diretoria, o Conselho e os Departamentos são designados, respectivamente, por:
Patronagem
Conselho de Vaqueanos
Invernadas

b. Os membros da Patronagem (Diretoria) denominam-se:
Patrão (Presidente)
Capataz (Vice-Presidente)
Sota-Capataz (Secretário)
Agregado das Pilchas (Tesoureiro)
Agregado das Falas (Orador)

c. Os diretores das Invernadas são chamados Posteiros

d. Os conselheiros chamam-se Vaqueanos

e. Os sócios efetivos do sexo masculino são denominados Peões e do feminino Prendas.

f. As reuniões dos Centros de Tradições Gaúchas denominado-as simbolicamente de:

Charla - Reunião administrativa, especialmente da Patronagem, mas poderá ser aplicada também as do Conselho de Vaqueanos;
Chimarrão - Reunião de confraternização dos sócios entre si e destes com a Patronagem, que faz uma prestação de contas, informa e dá esclarecimento sobre o andamento das atividades do C.T.G.;
Chimarrão Festivo - Reunião na forma da alínea anterior, porém acrescida de atividades artístico-culturais, com a participação de convidados especiais ou abertas ao público;
Ronda - Vigília cívica levada a efeito diariamente, durante as comemorações da Semana Farroupilha, nos locais onde arde a Chama Crioula, complementada, geralmente, com apresentações artísticas e culturais;
Fandango - Baile animado com música regional gauchesca, em que somente participam das danças pessoas tipicamente trajadas com vestimenta gaúcha;
Lida - Reunião de trabalho que pode ser geral ou abranger determinados setores como Secretaria, Tesouraria ou Invernada.

g. As excursões oficiais dos Centros de Tradições Gaúchas são designadas por Tropeadas.

h. A pessoa encarregada de zelar pela conservação e manutenção das dependências do C.T.G. é o Peão Caseiro que, se for remunerado, não poderá fazer parte dos órgãos diretivos da entidade.

i. A Condição de Ajuste.

A Condição de Ajuste simboliza a contratação de um peão pelo patrão da estância e poderá ser adotada, nos Centros de Tradições Gaúchas, como modalidade de promover um sócio de contribuinte a efetivo.
A Condição de Ajuste se constituirá numa prova, que poderá ser prática ou teórica e versará sobre qualquer tema da cultura gauchesca, inclusive da área campeira, ficando a escolha a critério do candidato.
A Condição de Ajuste, conforme a natureza da prova escolhida pelo candidato, poderá ser apresentada em festa social ou campeira, em recinto fechado ou ao ar livre.

Sérgio Spier

Nenhum comentário:

Postar um comentário