.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


2 de set. de 2010

REGULAMENTO PARA A SEMANA FARROUPILHA DE ALVORADA

O Acampamento Farroupilha do Município de Alvorada é uma realização da Prefeitura Municipal de Alvorada através das suas Secretarias específicas, juntamente com a 1ª RT, através da sua Subcoordenadoria de Alvorada.

1º art. - Quanto ao acampamento:

a – O acampamento será específico para atividades de cunho cultural voltado aos aspectos do tradicionalismo gaúcho conforme normas regulamentares definidos pelo MTG e IGTF (entidades outorgadas pelo Governo Estadual para administração e gerenciamento dos Festejos Farroupilhas no Estado do Rio Grande do Sul).
b – Para necessária organização do acampamento e imprescindível a compreensão do regulamento normativo para este fim, de todos os participantes, a exceção dos visitantes não vinculados a este feito.
c – Haverá a permissão para a instalação de dois modelos de galpões na área do acampamento – Galpões tradicionalistas com metragem máxima de 12 m² fornecido pelo município – Galpões rústicos institucionais com metragem máxima de 16m².
d – A sonorização devera ser interna nos galpões e de modo acústico, com o objetivo de não perturbar a forma normal do bom convívio entre os ocupantes dos demais galpões.
e – De acordo com a lei municipal vigente e proibida a comercialização de bebidas alcoólicas na área do acampamento.
f – Devem os participantes amparados por este regulamento primar pela decoração temática dos seus galpões cedidos.
g – Somente estacionar os veículos em área especificada pelos agentes públicos para este fim, exceto para carga e descarga ou após as 23 hrs.
h – É proibido a instalação de galpões em forma de barracas, coberturas ou divisórias plásticas, multicor, tapumes ou outro material desconexo com o conceito cultural proposto.
i – Será disponibilizado água e luz, preferencialmente ao acampamento tradicionalista.
j – A segurança será de responsabilidade do município e Brigada Militar.
l – Demais galpões deverão ter em seus interiores instalados Extintores de Incêndio apropriado aos inflamáveis.

2º art. – Quanto ao Desfile:

A – O desfile será dividido em três blocos distintos:

a – Instituições civis e militares (são as secretarias, autarquias ou departamentos de governo, escolas, entidades assistenciais, sociais, comunitárias, publicas ou privadas, Corporações policiais e militares, da justiça e segurança publica).
b – Instituições tradicionalistas (Compreendem todos os CTGs, DTGs, CPFs, GPFs, PQTs, do município filiado ou não ao MTG).
c – Piquete de Cavalarianos (Compreendem todos os piquetes que fazem parte da Campeira de Alvorada, ou não, bem como os convidados por ela).

B – A ordem do desfile segue o protocolo universal para este evento denominado “Festejos Farroupilhas” na seguinte ordem de apresentação:

a – Abertura oficial em veiculo de revista, ou não, pela maior autoridade pública presente.
b – Apresentação da Brigada Militar, divididos pelos batalhões conforme sua organização peculiar.
c – Apresentação de outras entidades públicas, civis ou privadas.
d – Apresentação dos Centros de Tradições e departamentos, seguindo a ordem cronológica de fundação estatutária.
e – Apresentação dos piquetes ou departamentos campeiros designados na sua ordem pelo “Departamento Campeira de Alvorada” ou seu representante.

C – O horário oficial para abertura do desfile será as 15:30 hr quer queira as entidades estejam prontas ou não, o horário para concentração dar-se apartir das 14 00 hrs.

D – Os pavilhões (bandeiras ou flâmulas) apresentar-se-ão apenas uma (01) vez na avenida e na vanguarda do desfile, preferencialmente a cavalo. São elas Bandeira do Brasil, do Rio Grande do Sul, do município, do MTG, da 1a. RT, da Paz e da solidariedade (por convenção).

E – As entidades deverão apresentar somente a sua bandeira à frente do seu bloco, seguido dos representantes da diretoria (patronagem) e culturais (prendas e peões).

F – Todos, a exceção das autoridades militares independente da patente, deverão estar devidamente pilchados conforme regulamento vigente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

3º – É proibido:

a – Apresentação com conotação de cunho político partidário, credo, raça ou que inflija atribuições preconceituosas ou difamatórias a prejuizo de terceiros, ou contrair vantagens pessoais ou comerciais.
b - apresentação conduzindo menores nas garupas dos cavalos ou em carrocerias de veículos motorizados, ou em qualquer outro local que atente contra a segurança do menor.
c – a apresentação de integrante com visível aparência de embriaguez, ou conduzindo, ou consumindo bebida alcoólica no exercício do desfile.
d – a manifestação individual, a modo circense que atente aos maus tratos a animais, que coloquem em risco a segurança do publico, dos cavalarianos ou ainda a ineficientes proezas passiveis de serem ridicularizadas.
e – os utensílios, itens de selaria e indumentárias deverão estar adequadas conforme regularização vigente para a prática do campeirismo.

4º - Os assuntos omissos a este regulamento serão dirimidos pela comissão organizadora do evento.

Comisão Executiva:

- Jairo Carvalho - Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura Juventude e Esportes
- Geovani Lemann - Subcoordenador da 1ª RT - Alvorada
- Sergio Spier - Diretor Artisitico e Cultural - Alvorada
- Vladimir Kunze - Coodernador do Depatamento Campeiro de Alvorada
- Renato Spaniol - Coodernador do Departamento Campeiro de Alvorada
- Silvia Simonne Rodrigues Pinto - Departamento Feminino campeiro
- Adão Campeiro - Secretário


Sergio Spier - Diretor Artisitco e Cultural para assuntos do Tradicionlaismo em Alvorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário