.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


12 de nov. de 2010

ORIGEM DA BANDEIRA RIOGRANDENSE

Navegando no blog do nosso correligionario da tradicao, Leo Ribeiro, vejo uma materia muito interessante sobre o nosso simbolo, A bandeira Sul Riograndense, vai um pouco de historia:

A bandeira do Rio Grande do Sul tem sua origem nos desenhos de rebeldes durante a Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas até então. Sua autoria é controversa; alguns apontam Bernardo Pires, enquanto outros apontam José Mariano de Mattos.

A bandeira foi oficializada como Bandeira do Estado em 5 de janeiro de 1966, já com o brasão de armas na parte central. Contudo, há uma controvérsia em relação a esta data pois, segundo alguns estudiosos, foi no dia 12 de Novembro de 1836, que o governo Republicano instalado em Piratini, publica o decreto abaixo, criando o "escudo d'armas da República", ou seja, a bandeira:

Ocupando já na grande família das nações o lugar que lhe compete o Estado Rio-Grandense, e convindo que ele tenha um escudo d'armas, o Presidente da República decreta:

O escudo d'armas do Estado Rio-Grandense será de ora em diante de forma de um quadrado dividido pelas três cores, assim dispostas:

* A parte superior junto à haste verde, e formada por um triângulo isósceles, cuja hipotenusa será paralela à diagonal do quadrado;

* O centro escarlate, formado por um hexágono, determinado pela hipotenusa do primeiro triângulo, e a de outro igual e simetricamente disposto, cor de ouro, que formará a parte inferior.

Domingos José de Almeida, ministro e secretário de Estado dos Negócios do Interior, assim o tenha entendido, e faça executar com os despachos necessários.

José Gomes de Vasconcelos Jardim
Domingos José de Almeida

Devido ao fato do decreto acima citar "escudo d'armas", muitos historiadores viram nele a criação do brasão de armas da República e não da bandeira.

Não há um consenso sobre o significado das cores da bandeira riograndense. Algumas fontes alegam que as cores simbolizam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra. Há outras que afirmam ser a bandeira uma combinação do rubroverde da bandeira Portuguesa com o aurivermelho da bandeira espanhola, o que faria todo o sentido em uma região de fronteira entre essas duas potências coloniais; há que se salientar, todavia, que à época da Revolução Farroupilha, as cores nacionais de Portugal eram o alviceleste, símbolo da monarquia, e que só mudaria para o rubroverde mais de meio século depois.

Sabe-se que o lema escrito na bandeira do estado (liberdade, igualdade e humanidade), tanto quanto os símbolos, estão diretamente ligados à Maçonaria, haja vista que a elite gaúcha militar e política à época da Guerra dos Farrapos era, em sua maioria, maçônica.

Colaboração: Hilton Araldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário