.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


26 de mar. de 2010

Breve histórico do Tradicionalismo em Alvorada

Texto que enviei a pedido do Jornal Diário Gaucho para o aniversário do municipio de Alvorada.

O Tradicionalismo de Alvorada começa a sua história confundindo-se com a própria história do município.
Em 1961, surge o primeiro CTG organizado tornando–se o pioneiro me Alvorada, CTG Campeiros do Sul, totalizando hoje : nove Centros de Tradições Gaúchas, 11 Piquetes de Cavaleiranos, duas escolas de ensino fundamental e uma faculdade, além de grupos de projeções folclóricas..
O movimento cresceu rápido ao fim da década de 80 quando o crescimento urbano foi facilitado pelos empreendimentos imobiliários oferecidos no município.
Como resultado deste crescimento, torna-se popular dizer que o movimento de preservação das tradições gaúchas contagiou as comunidades criando uma opção cultural significativa..
Comtempla-se a Alvorada, também como um dos berços do Regionalismo Gaúcho, representado pelo grande trovador de Gildo de Freitas.
Os tradicionalistas de Alvorada, hoje participam das importantes cavalgadas pelo Estado do Rio Grande do Sul, além de outras com objetivos sociais, como “Campanha do Agasalho” e “Crack Nem Pensar”.
Como forte celeiro artístico, no ano de 2009 o tradicionalismo de Alvorada se fez representar no Enart, um dos maiores festivais artísticos, em Santa Cruz do Sul, com várias invernadas, entre todas as mais de trinta que os CTGs oferecem.
Alvorada foi , em Maio / 2009 o município protagonista dos maiores eventos da cultura gaúcha, O Concurso Estadual de Prendas do Estado, pois era sede da 1a. Prenda do Estado do Rio Grande do Sul.
E no final deste mesmo mês organizou um dos maiores concursos integrados de conhecimento da cultura gaúcha já visto, com mais de 100 participações.
Juntamente com os tradicionalistas, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, editou dois livros: Raízes de Alvorada, contando as memórias, e histórias dos habitantes do município. Alvorada Tradicionalista: contando a origem e formação dos núcleos culturais tradicionalistas de Alvorada, fatos, personagens e realizações.
Durante o ano todo o tradicionalismo de Alvorada tem proporcionado opções de lazer e entertenimento a população, como festivais de danças e oito rodeios realizados anualmente.
Em setembro temos o acampamento farroupilha na praça central, ponto de concentração dos tradicionalistas, com acampamento farroupilha, e palestras diárias sobre aspectos da nossa cultura, usos e costumes, além de shows e espetáculos de música e dança.
O desfile, também considerado um dos maiores do estado, pela grande participação dos Piquetes e dos Centros de Tradições Gaúchas, oferecem a uma platéia (que nos últimos anos não foi inferior a 50 mil espectadores) Alvoradense um espetáculo impar da manifestação cultural do Gaúcho sul riograndense.
A participação do poder público tornou-se imprencidivel ao sucesso do crescimento cultural em Alvorada.

Sérgio Spier
Tradicionalista - Alvorada / RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário