.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


26 de mar. de 2010

Porque o Termo CHINOCA é mais coerente

No último CONTREG (Congresso Tradicionalista da 1ª RT) foi debatido a manutenção do termo Chinoca x Veterana.
Foi aprovado com unanimidade o termo Chinoca pelas defesas que expusemos neste CONTREG:

A 1ª RT é pioneira na criação da primeira invernada de chirús ( termo indigena com raiz quichua - che - meu, irú - amigo, companheiro) pelo CTG Vaqueanos da Tradição, designada naquela ocasião de Invernada de Chirús Pialados, tendo a data oficial de origem no dia 07 de Agosto de 1976. O objetivo era integrar os pais de filhos participantes das invernadas, integrantes da patronagem e outros simpatizantes da causa para agregar mais tempo de lazer dentro da entidade. Foi um marco que desencadeou um novo paradigma para as danças tradicionais no RGS, pois até então Invernada de Chirú sofria preconceitos.
Pelos idos de 1992 havia um acirramento entre invernadas de danças adultas, expondo um ambiente de animosidade entre entidades visto que os objetivos das participações centrava na busca de troféus a qualquer custo ( não diferente de hoje), perdendo-se o espirito de interatividade, politica de co-irmandade, e a té o respeito entre os jovens, ( quem não se lembra desta época). Mas com o tempo surgindo outras invernadas de Chirús, demonstraram a esses jovens cujo o objetivo era somente a dança e não a prática do tradicionalismo sadio, que havia algo melhor do que simplesmente dançar. Os Chirús ( na época) demonstraram novo conceito de relacionamento inter-entidade, com espiritos de participação, caridade, integração, irmandade, e que a dança é o reflexo do meio, e não o fim.

Segue abaixo, literaturas onde o termo Chinoca tem a sua finalidade de representar tão bem a nossa mulher sulriograndese:

No início da povoação do estado, as chinocas acompanhavam os combatentes, soldados ou não, e algumas realmente eram prostitutas.
Mas por força dos usos e costumes a denominação "chinoca" teve o lado pejorativo atenuado e até transformado, passando a ser uma denominação carinhosa e gentil.
Chinoca para nós gaúchos é a mulher do peão. É a dona do homem campeiro, sua jóia , sua paixão. é a prenda.
Nos CTG's, onde são cultuados os valores e tradições da nossa terra, as chinocas são as gaúchas lindas que em seus trajes coloridos reinam com suas belezas e danças. Cantam e declamam a alma farroupilha.
Mulher descendente de índios (p. ex. os Charruas) e, devido aos olhos puxados, originou-se o apelido "china", "china-velha", "chinoca", etc.
É como chamam as mulheres gaúchas, começou quando os portugueses chegaram por lá e viam as índias muito parecidas com as chinesas, daí surgiu o apelido.

Origem: artigo de Arno Alvarez Kern, publicado no livro "Nós, os gaúchos", da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

... Ele lhe sorriu e a atraiu para junto de si, chamando-a: - Mani, minha bela chinoca.
Os traços indígenas de sua companheira, os olhos rasgados e os cabelos negros e espessos, o levavam a utilizar o termo tão usual na região: chinoca, ou pequena china. E como ela lhe lembrava a cor do amendoim, por sua tez amorenada, ele também a chamava carinhosamente de "Mani",...

Chinoca Menina Flor Os Mateadores
Das pedras da beira da sanga
Da cor da pitanga eu vi uma flôr
Tão linda mas nem sabe ainda
Que é flôr de menina promessa de amor
Morena da cor da sucena
Tem pena do guasca que vem te espiar
Do guasca que a noite levanta
Te chama e te canta na ânsia de amar
Morena tu és tão airosa
Tão linda e cheirosa que a flôr do jardim
Morena da querência minha
Tu és a rainha que eu quero pra mim
Morena da cor da sucena
Tem pena do guasca que vem te espiar
Do guasca que masca o desejo
Na febre de um beijo, mil beijos te dar
Morena tu és tão airosa
Tão linda e cheirosa que a flôr do jardim
Morena da querência minha
Tu és a rainha que eu quero pra mim
Morena da cor da sucena
Tem pena do guasca que vem te espiar
Do guasca que masca o desejo
Na febre de um beijo, mil beijos te dar
Do guasca que a noite levanta
Te chama e te canta na ânsia de amar.

José Mendes Não Chores Chinoca Valsa
Não chore chinoca bonita, não chore não fique triste
Não chores que eu choro também, o meu coração não resiste
Não chores chinoca bonita, não chores que eu choro também
O meu coração não resiste ai ver-te chorando também.

Chinoca Teimosa João Luiz Corrêa
Sempre que pego uma estrada
Que já me fez andarilho
O meu coração potrilho
Vai sofrenando ansiedades
Nem mesmo o calor da tarde
Aquece o frio que sufoca
Da saudade da chinoca
Que se cambiou pra cidade

Até meu pingo estradeiro
Parece entender meu mundo
Insistir em pegar o rumo
Onde vai meu pensamento
Buscar no gemer do vento
Aquela voz tão serena
E o encanto da morena
Que trago atado nos tentos

Refrão

Eu sei que serei sementes no seu caminho
Regadas por seus carinhos
E luzes pra o seu olhar
Quando a lembrança bater cancela, lá na cidade
Pela estrada desta saudade
Minha chinoca vai retornar

Enxugue seu pranto do rosto que cai dos teus olhos tristonhos
Manda a tristeza pra longe outros dias virão mais risonhos
O prato traduz amargura, saudade que vai e vem
Alegria traz felicidade viver a chorar não convém.

Sinto em teu coração o florir da primavera
Além desta grande esperança existe um rancho a nossa espera
Nem a distancia separa dois corações que quer bem
Não chores chinoca bonita, não chores que eu choro também.

Poesias Chinoca
Chinoca, tu sempre serás minha
Chinoca, serás sempre a madrinha.
Dos pagos, és a mais linda flor,
que exala perfume sedutor

Sorrindo ao tomar chimarrão,
herança que vem da tradição.
Sem luxo, digo que sou gaúcho.
Esta prenda guria laçou meu coração

Andas comigo aonde quer que eu vá,
pois no Rio Grande, amigo,
estarás sempre a me esperar

Ao meu amor volto logo
quando a batalha acabar
e o vento minuano,
em teus braços ira me deixar

Chinoca, volto hoje contigo.
Chinoca, quero ser teu marido
pro pago nas missões retornar
com a lua e estrelas a brilhar.

Tu sabes que este solo é sagrado
e traz às raízes do pampa,
estampa respeito e cultura,
dentro desta figura, que eu amo tanto

CHINOCA Autor: Deroci Freitas de Moraes
TRANÇA DA COR DA NOITE, REMATADA COM UMA FITA,
TE DEIXA AINDA MAIS BONITA, CHINOCA DOS MEUS ENCANTOS!
OS OLHOS: DOIS PIRILAMPOS, NO TEU ROSTO CINTILANDO,
SÃO AS ESTRELAS BRILHANDONAS MADRUGADAS NOS CAMPOS!
ESSE ROSTINHO TRIGUEIRO,COM UM SORRISO ACANHADO,
DEIXA MAIS APAIXONADO QUEM DESEJA TEU AMOR!
TENS O PERFUME DA FLOR, A DESABROCHAR SERENA,
QUE MESMO SENDO PEQUENA SEMPRE ATRAI O BEIJA-FLOR!
TEU ANDAR MEXE COMIGO; MEU CORAÇÃO SE DESMANCHA,
ANSIOSO, PEDINDO CANCHAPRA UM DIA FICAR CONTIGO!

Sergios Spier

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com a manutenção do termo Chinoca, creio que a mudança para veterana destonaria totalmente do que o mesmo, em nossa tradição, significa. Já algum tempo havia inclusive em rodas de debates essas corrente que gostaria dessa alteração, mas em minha ínfima opinião predominou dentre todos os debates o verdadeiro sentido do termo. Estão de parabéns todos os participantes do CONTREG, de ambas opiniões. Tia Claudia

    ResponderExcluir