.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


26 de mar. de 2010

Apresentação das Bandeiras

Uma situação que me deparo seguidamente quando participo de alguns eventos oficiais, é a disposição das bandeiras nos pavilhões. Segue abaixo o tira-dúvidas, visto que considero uma gafe uma disposição incorreta.
Nosso movimento tem raizes cívicas, e devemos nos atentar aos detalhes:
A correta apresentação, disposição e hasteamento das bandeiras Nacional e Riograndense são definidas pelos decretos: Federal nº 70274 de 09/03/1972 e Estadual nº 30012/80 e regido pela lei Federal nº 5700 de 1º/10/1971.
A Bandeira Nacional pode ser hasteada ou arriada a qualquer hora do dia ou da noite, mas normalmente se o faz das 8 hs às 18 hs.
Se a Bandeira Nacional for hasteada a noite, ela deverá ser bem iluminada.
Quando várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira que deverá atingir o topo do mastro e a última a descer. Em todas as apresentações ela ocupará o lugar de honra, posição central, à frente de outras bandeiras quando conduzidas em desfiles, à direita de tribunas, mesa de trabalho, reuniões. Demais bandeiras só podem ser hasteadas se acompanhadas da Bandeira Nacional, mas ela é a única que poderá ser hasteada isoladamente.
A Bandeira Riograndense deve ocupar a posição mais próxima do centro, e a esquerda da Bandeira Nacional quando for número par de bandeiras e a direita quando for número ímpar.
Ordem de importância das bandeiras: Bandeira Nacional, Bandeira do estado, Bandeira do Município, Flâmula da CBTG, do MTG, das RT’s e dos CTG’s, a bandeira da Paz sempre ficará após as flâmulas, pois ela não representa nenhum grupo e sim um desejo universal.
Caso houver bandeira de nação amiga a mesma virá após a Bandeira Nacional.

DISPOSIÇÃO DAS BANDEIRAS (impar)

RS BR MUNICÍPIO

MTG RS BR MUNICÍPIO RT

CTG MTG RS BR MUNICÍPIO RT PAZ


DISPOSIÇÃO DAS BANDEIRAS (par)

BR RS

MUNICÍPIO BR RS MTG

RT MUNICÍPIO BR RS MTG CTG

As bandeiras tradicionalistas devem ser do tamanho igual ou inferior as bandeiras: Nacional, Riograndense e Municipal.

2 comentários:

  1. Gaucho JAMAIS deveria levantar a bandeira do braZil! Isto é uma afronta a nossos antepassados que deram seu sangue para libertar este territorio. Esta bandeira (pano de chão) verde amarela só trouxe pobreza e escravidão ao nosso povo Rio Grandense. Acorda gaúcho, chega de aceitar cabresto do imperio. LIBERDADE A PATRIA RIO GRANDENSER!

    ResponderExcluir
  2. Equivóca-se meu amigo anônimo, primeiro que nós gaúchos não nos escondemos quando acreditamos em algo que devamos perserguir. A autenticidade da nossa luta e o tradicionalismo que defendemos é fruto da história de brasileiros nascidos aqui no sul. A luta dos sulistas (revolução farroupilha) e dos nordestistas (balaiada, sabinada, cabanagem etc...) são de irmãos almejando uma oportunidade melhor de viver. Desfaça-se desta carga ideológica amadoristica que não acrescenta em nada na discussão. Somos brasileiros gauchos sul-riograndenses. Abraços....

    ResponderExcluir