.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


19 de out. de 2010

FUTEBOL DE BOMBACHA

Novamente achei uma materia muito interessante no grande blog do Leo Ribeiro a serviço da cultura do Rio Grande, que segue abaixo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

POLÊMICA E DEMOCRACIA NO BLOG

Escrito por Hilton Luiz Araldi, que segue abaixo.

Abrindo o blog do meu amigo Leo Ribeiro, http://blogdoleoribeiro.blogspot.com/
fiquei revoltado com as fotos e o texto do "Futebol de Bombacha"

Discordo que futebol de bombacha passe a fazer parte do domingo ou qualquer outra data e ajude a cultivar nossas raizes.
Discordo que vestir um cachorro de bombacha e bota ajude a divulgar nossa cultura
Discordo por daqui pra lí vai ser normal ver :
- alguem de bombacha desfilando em escola de samba e rebolando e achando normal
- desfilando de bombacha na Parada Gay e achando normal
- um sertanojo cantando uma "dor de corno" de bombacha, e achando normal
- alguem de bombacha em baile kerp ou do chopp "arrodeando" o salão como burro de olaria e achando normal
- ou alguem cantando "Ilarilaie ho ho ho" da xuxa de bombacha, achando que é normal e outros mais.

Certa feita, resolveram fazer aqui em Passo Fundo um Futebol de Bombacha. Serviu para os assitentes irem as raias do riso pelas situações em que os "jogadores" se enliavam nas bombachas e esporas e derrapavam com as botas na grama. Riso é o que não faltou, e não creio que seja esse o motivo de alguem se pilchar e demonstrar seu amor pela tradição.

Fica o assunto para discussão. Vc pode concordar ou discordar enviando sua opinião para "Léo Ribeiro de Souza" , e "Hilton Luiz Araldi" ,

"Tradição é o que recebemos de nossos pais e avós e devemos legar para nossos filhos e netos" e futebol de bombacha não faz parte da cultura e da tradição do gaúcho.

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem.[1] São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Vamos repensar o assunto

Atenciosamente

Hilton Luiz Araldi
FONE 54 3045 6411 - 8111 2162

Parabens ao Leo Ribeiro por esta grande divulgação, concordo plenamente com o sr. Hilton Luiz Araldi, pois desde quando jogava-se de bombacha. (refiro-me aos tradicionalistas, não aos simpatizantes) este e mais um modismo que inclusive tem aceitação em outros estados, ainda bem que aqui no sul ainda não colou.(Sergio Spier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário