.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


11 de jun. de 2010

Três Passos "Terra Sagrada dos Bem-Aventurados Mártires"

Oscar Fernande Gress, foi e é, um dos grandes incentivadores da "Cavalgada dos Beatos Mártires Sul-Riograndenses", elevando e incluindo Três Passos no cenário histórico do Rio Grande aproximando nossa cultura a fé religiosa. (Sérgio Spier)

Governadora sanciona lei que determina Três Passos como Terra Sagrada dos Bem-Aventurados Mártires
--------------------------------------------------------------------------------

A governadora Yeda Crusius sancionou, no dia 08 de julho 2008, a Lei 13.001 de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB) que determina o município de Três Passos como "Terra Sagrada dos Bem-Aventurados Mártires do RS Padre Manuel Gómez Gonzáles e Coroinha Adílio Daronch". O PL 130/08, foi aprovado no dia 11 de junho, por unanimidade dos deputados da Assembléia Legislativa.

Conforme Zilá, "o projeto tem por objetivo valorizar o caráter religioso da população do Município de Três Passos e da região, fato que enseja importante fluxo de turismo intimamente relacionado ao desenvolvimento do Alto Uruguai. Mais do que isto, tem por fim prestigiar personagens históricos, portadores de mensagem de fé e esperança, modelos de vida que lutaram e morreram na luta de uma vida justa para todos".

Fica, ainda, acrescentado o Município de Esperança do Sul ao rol dos Municípios que integram o percurso denominado "Caminho dos Mártires", conforme art. 2º da lei estadual nº 12.357, de 1º de novembro de 2005, que passa a ter a seguinte redação:

"Art. 2º - Denomina-se "Caminho dos Mártires", o percurso compreendido entre os Municípios de Nonoai, Rio dos índios, Alpestre, Planalto, Iraí, Vicente Dutra, Caiçara, Palmitinho, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Seberi, Ametista do Sul, Rodeio Bonito, Constantina, Novo Tiradentes, Cerro Grande, Liberato Salzano, Engenho Velho, Novo Xingu, São José das Missões, Palmeira das Missões, São Pedro das Missões, Redentora, Coronel Bicaco, Braga, Campo Novo, Santo Augusto, São Valério do Sul, São Martinho, Boa Vista do Buricá, Humaitá, Crissiumal, Miraguaí, Tenente Portela, Derrubadas, Tiradentes do Sul, Taquaruçu do Sul, Esperança do Sul e Três Passos".

Breve histórico dos Mártires

Pe. Manuel Gomez González
Nasceu em 29/05/1877, em São José de Riberteme/Espanha. Foi ordenado padre aos 24/051902. Veio para o Brasil em 1913. Trabalhou dois anos na paróquia de Soledade. Mas, em fins de 1915, foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Luz, em Nonoai.
Foi assassinado no dia 21/05/1924, na localidade Feijão Miúdo, perto do município de Três Passos, por um grupo de anticlericais. Foi sepultado no cemitério que seria por ele abençoado em Três Passos. Em 1964, foi transladado para Nonoai onde seus restos mortais se encontram na capela anexa à Igreja Matriz e Santuário N. Sª. da Luz.

Coroinha Adílio Daronch
Nasceu em Dona Francisca/RS, aos 25/10/1908. É filho de Pedro Daronch (nascido em Agordo, Itália, a 05.01.1883 e veio ao Brasil com a família quando tinha 07 anos de idade) e de Judite Segabinazzi. Era o terceiro filho do casal. No ano de 1912, a família transferiu-se para Passo Fundo e, alguns anos depois, para a cidade de Nonoai/RS.
Em maio de 1924, o jovem de 15 anos, que era coroinha, acompanhava o Pe. Manuel num longo itinerário pastoral, a serviço da paróquia de Palmeira das Missões/RS. A caminho de Três Passos, o coroinha Adílio e o Pe. Manuel foram surpreendidos por anticlericais e inimigos da religião. Foram levados para o mato, amarrados em árvores e fuzilados. Era o dia 21/05/1924 e lado do Pe. Manuel foi sepultado em Três Passos. Com o Pe. Manuel foi transladado para Nonoai, onde jaz na capela anexa ao
Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário