.

Este blog pertence ao Tradicionalista Sérgio Spier, vulgo Pepecão (nome artístico) para os correligionários da tradição que me conheceram nos anos 70, 80. Posto discussões da Política e do Tradicionalismo vigente além de temas didáticos para pesquisas culturais.


8 de jun. de 2010

QUEM É AVALIADOR DE RODEIO?

É pertinente algumas reflexões:

No momento da avaliação temos três personagens:
- O dançarino ( representa a arte viva). Todo o dançarino poderá ser um bom coreográfo e um bom avaliador.
- O coreógrafo (representa a arte mentalizada). Todo o coreógrafo já foi um bom dançarino e poderá ser um bom avaliador.
- O avaliador (representa a arte mensurada).Todo o avaliador não precisa necessariamente ter sido um bom dançarino, nem tão pouco um bom coreógrafo, mas ter a boa técnica da percepção.

Bom avaliador é aquele que ouve muito, fala o necessário, mas ensina mais.

Quando se dança, mostra-se o poder do corpo em relação a música;
Quando se coreografa, mostra-se o poder da criação em relação ao corpo e a música;
Quando se avalia, mostra-se o poder da caneta em relacão a criacão, ao corpo e a musica.

AVALIADOR:

O Avaliador (antigo julgador) é um misto de: Técnica, sentimento, idoneidade, vida pregressa (credibilidade instaurada), reconhecimento no meio, aceitação, referência.
TÉCNICA - domínio do absoluto, do coreográfico, do interpretativo e harmonico;
SENTIMENTO - percepção que o raciocínio lógico entende entre Tudo, Mais, Mais ou Menos, Menos e Nada, entende-se como o arbítrio da apreciação (cheiro, cores, vibração, emoção, beleza, naturalidade, espontaneidade, desprendimento, movimento, autenticidade).
IDONEIDADE - é a intenção na avaliação (isenção) - quanto o trabalho como avaliador vai contribuir para o crescimento didático e comportamental do grupo avaliado (cuidados redobrados nas mirins).
VIDA PREGRESSA - Quem e porque me convidaram. Pois tenho a minha história e tenho que preserva-la. Senão não me convidariam.
RECONHECIMENTO NO MEIO - Graças a empatia, simpatia, conhecimentos agregadores, multiplicadores, didáticos e técnicos.
ACEITAÇÃO - geralmente está relacionada a credibilidade e reconhecimento do avaliador.
REFERÊNCIA - Quais minhas ações realizadas, quais meus empenhos foram reconhecidos. De que linhagem cultural o avaliador surgiu, influenciado positivamente por quem, quanto quantifico minha humildade e como qualifico minha capacidade de aprender com os outros.

E para finalizar, se o que o avaliador está cobrando é condizente com todas as caracteristicas acima. Se ele tiver todas, está cobrando pouco; mas se faltar uma delas, já está cobrando demais.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário